Nova novela das notas do Enem?

16-01-2011 02:25

 As notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foram divulgadas na madrugada de ontem. E como já está virando tradição, com elas vieram também as reclamações. Muitos alunos tiveram problemas ao tentar acessá-las no site do Ministério da Educação (MEC). O portal passou a maior parte do dia congestionado e vários foram os estudantes que reclamaram de ter recebido uma nota errada. O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), entretanto, não admitiram erros. A preocupação dos estudantes prejudicados é que eles precisam da pontuação para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), já amanhã.



A estudante Kerolayne Gomes tentou o dia inteiro ver seu resultado e não conseguiu. Foto: edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Os candidatos a 3.853 vagas de ensino superior em cinco instituições federais que ficam em Pernambuco já poderão se inscrever. O prazo é curto e as inscrições se encerram na terça-feira. Dependem da nota do Enem a Univasf, UFPE e UFRPE, além dos institutos de Ensino Superior de Pernambuco e do Sertão. No entanto, apenas a UFRPE e a Univasf utilizam exclusivamente o Sisu para selecionar seus calouros. Nesta edição do Sisu, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições do país, sendo 39 federais.

A estudante Kerolayne Gomes, 17 anos, está preocupada porque a sua nota não foi divulgada e ela tinha planos de se inscrever no Sisu já amanhã. Segundo a estudante, os resultados do segundo dia da sua prova saíram com problemas. ´Onde deveriam estar as notas das provas de redação, português e matemática aparece um traço. Já mandei e-mail para o Inep e liguei para o MEC. Disseram que me dariam uma resposta, mas sem prazos. Tenho plena convicção que marquei a cor da minha prova e fiz tudo certo`, disse a jovem, que quer concorrer a uma vaga em ciências da computação. 

Assim como Kerolayne, ainda incontáveis estudantes de todo o país também reclamaram através de sites de relacionamento como Twitter, Orkut e Facebook do resultado do Enem. Dentre outros pontos, os candidatos citam ter tido a redação anulada, provas sem pontuação ou o status de ´ausente` em um dos dias da prova. 

Aassessoria de imprensa do MEC afirma que não há erro nas notas no sistema do Enem. Segundo a instituição, a anulação das redações acontece caso o candidato desrespeite alguma regra do edital, como escrever menos de sete linhas, assinar a redação ou fazer alguma marcação que seja possível identificar o autor. Se o estudante esqueceu de assinalar a cor de seu caderno de perguntas no caderno de respostas, também não foi possível a correção.

Listão

Problemas à parte, com a divulgação das notas do Enem cresce a expectativa para a divulgação do listão da UFPE antes da data prevista, que é dia 30 deste mês. Até o início da noite de ontem, porém, a Comissão de Vestibular (Covest) ainda não tinha recebido os dados. O vice-presidente da instituição, Armando Cavalcanti, informou que eles devem receber as notas neste fim de semana. Ele adiantou que a Comissão fará o possível para antecipar o Listão. 

As notas do Enem foram divulgadas antes do previsto. Inicialmente, estava marcado para a manhã de ontem, mas já na madrugada da quinta para a sexta, o listão estava disponibilizado no portal do MEC, inlcuindo também a pontuação de quem fez a prova duas vezes. ´Vamos analisar a demanda e fazer o possível para também liberamos o nosso listão mais cedo. Porém, tudo vai depender do nosso ritmo de trabalho e do andamento que as coisas irão tomar`, afirmou Armando Cavalcanti.