Brasil vence Equador e fica a um empate de se classificar para Olimpíadas

10-02-2011 13:04

 Casemiro comemora gol com ´coraçãozinho`: volante marcou e deixou o Brasil bem perto de Londres

Casemiro comemora gol com ´coraçãozinho`: volante marcou e deixou o Brasil bem perto de Londres

 

 

O Brasil se recuperou da derrota para argentina em grande estilo. Em um jogo com muitas oportunidades, principalmente no primeiro tempo, a seleção brasileira abusou de perder gols, mas venceu o Equador por 1 a 0 na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília), em jogo válido pelo sul-americano sub-20. O triunfo praticamente assegurou a classificação brasileira nos próximos Jogos Olímpicos. O time de Ney Franco necessita apenas de um empate no próximo jogo, contra o já classificado Uruguai, para carimbar o passaporte para Londres 2012. O gol brasileiro foi anotado por Casemiro no primeiro tempo, anotando seu terceiro tento na competição.

Com a ausência de Neymar, suspenso por 2 cartões amarelos, o técnico Ney Franco resolveu promover a entrada de Diego Maurício, que se acostumou a entrar no segundo tempo das partidas. O atacante flamenguista até se esforçou, mas não conseguiu substituir à altura o craque santista.

Com mais uma vitória contra o Equador (na primeira fase, vitória de 1 a 0), o Brasil segue na segunda colocação do torneio, com 9 pontos, atrás do Uruguai, que vingou a seleção brasileira e venceu os argentinos por 1 a 0 e garantiu sua presença em Londres. A Argentina, por sua vez, se complicou na competição e necessita de uma combinação de resultados para se classificar.

Na última rodada, Brasil e Uruguai fazem a “final” do sul-americano sub-20, em jogo marcado para a madrugada de sexta-feira para sábado, à 00h10 (horário de Brasília). Os atuais líderes jogam por um empate para se consagrarem campeões. O Brasil, por sua vez, necessita de uma vitória simples para levar o caneco para casa, além de assegurar a última vaga para as olimpíadas.

O jogo


Além de Neymar, o Brasil não teve para esta partida sua dupla de zaga titular Juan e Bruno Uvini. O primeiro  cumpriu suspensão automática por sua expulsou ante a Argentina. Já o zagueiro são-paulino não joga mais na competição por conta de uma fratuta na fíbula. Para seus lugares, foram escalados Saimon e Romário.

 

Sabendo do resultado do jogo Uruguai e Argentina, os brasileiros não sentiram o peso dos desfalques e logo iniciaram o jogo na pressão contra os equatorianos. Com isso, o gol não demorou a sair. Logo aos 7 minutos, Oscar cobrou falta com perfeição na intermediária e Casemiro testou firme para abrir o placar para o Brasil. Dois minutos mais tarde, Diego Maurício teve outra grande oportunidade para abrir o placar, mas desperdiçou. Oscar deu grande passe para o atacante, que invadiu a área e, na cara do gol, chutou para fora.

Os equatorianos não demoraram para responder à altura as investidas brasileiras e partiram para o ataque em busca do empate. Na primeira tentativa, aos 11 minutos, o lateral Danilo salvou uma bola em cima da linha do gol na finalização de Oña. Os equatorianos voltaram a assustar no minuto seguinte. Gaibor soltou um forte chute, que passou perto da trave.

Após os ataques do Equador,  o Brasil voltou a tomar o controle da partida, mas abusava de perder gols. A equipe ainda teve um gol anulado aos 32 minutos do jogo. Em rebote do goleiro Jaramillo, Diego Maurício só tocou para as redes, mas o atacante estava impedido e o árbitro anulou corretamente o lance.

No início do segundo tempo, o jogo não se modificou. O Brasil é quem tomava a iniciativa das jogadas ofensivas, com o Equador recuado em seu campo de defesa. O primeiro lance de perigo chegou aos 9 minutos. Diego Maurício cruzou rasteiro e por pouco Willian José não chegou para completar para as redes.

Após o lance de perigo brasileiro, o Equador acordou e partiu para o ataque. A seleção por sua vez, também era perigosa nos contra-ataques. Aos 15 minutos, por pouco o Equador não chegou ao empate em cabeçada de Gaibor. O Brasil respondeu no minuto seguinte em uma das únicas jogadas individuais de Lucas, mas parou no goleiro.

Apagado na partida, o técnico Ney Franco decidiu sacar da equipe o atacante Willian José. Para seu lugar, colocou o atacante Henrique, que perdeu espaço nos últimos jogos. O centroavante entrou bem na partida e por pouco não ampliou. Aos 22 minutos o são-paulino chutou forte de fora da área, passando perto da trave.

O jogo passou a ficar dramático a partir da metade do segundo tempo, com o Equador chegando com perigo, dando trabalho para a defesa e para o goleiro Gabriel . Precisando do resultado, o Brasil conseguiu barrar as ações ofensivas do rival até o final do jogo, assegurando a valiosa vitória.